terça-feira, 23 de março de 2010

Belezas


Barcelona é uma cidade como qualquer outra: tem coisas boas e coisas más. Tal como tem coisas bonitas e coisas feias.
E se falamos de coisas bonitas temos que falar, pela certa, no facto de ser uma cidade limpa.
Espanha não é um país que prime por essa tradição, mas as mudanças passam, antes de mais, pelas mentalidades e os hábitos. E a verdade é que as autoridades, suponho que reflectindo a vontade da população, vêm investindo nesta questão de a cidade de Barcelona ser limpa.
É vê-los, por tudo quanto é sítio, os funcionários municipais varrendo e lavando, tanto à mão como aqui se vê, como usando pequenos veículos para o efeito.
Confesso que eu mesmo, que costumo andar com os bolsos cheios de papeis, que não os jogo na rua à toa, andei meio atarantado sem sabem o que fazer com as pontas de cigarro. Volta e meia lá via cinzeiros agarrados aos caixotes do lixo mas, as mais das vezes, via-me na contingência de apagar o cigarro na sola do sapato e jogar o remanescente no caixote mais próximo, na esperança que estivesse bem apagado.
Mas há uma outra coisa bonita de ver nesta cidade:
Como qualquer outra, tem gente bonita e gente feia. Claro que o conceito de beleza e de feiura é uma questão cultural. E, por aqui, há para todos os gostos.
No entanto, curioso mesmo de constatar é que não vi gente feia nos serviços de limpeza! Uns são mais novos ou novas, outros nem tanto, mas não os vi feios. Ao contrário do que sucede por cá.
Claro que os uniformes, bem visíveis à distância, nivelam tudo. Mas olhando para as formas corporais adivinhadas sob eles, ou vendo as feições que os encimam, tanto eles como elas são gente, senão bonitas de fazer parar o trânsito, pelo menos agradáveis de se ver.
Ignoro por completo quais os critérios que levam a que isto seja uma verdade. Não sei que farão os serviços municipais aos candidatos a varredores de rua que sejam feios ou àqueles que, com o passar dos anos, em tal se vão transformando. Alguma discriminação será feita, pela certa.
Agora que é bonito de ver a cidade limpa e as pessoas que tal cuidam bonitas, isso é uma beleza. Seja qual for a perspectiva cultural que se use!

Texto e imagem: by me

Sem comentários: