segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Celebração


Hoje está de chuva! E frio.
Como se isso não bastasse, os meus horários de trabalho desta semana obrigam-me a levantar da cama pelas 3.30 da madrugada.
Assim, é-me de todo em todo impossível fazer o que queria: celebrar o solstício de Inverno, com o seu dia mais curto e a sua noite mais longa.
Mas se não posso fazer com uma imagem desta data, posso substitui-la por uma outra equivalente: esta!
Tem seis meses de idade, ou seja, foi feita a 21 de Junho deste ano e mostra, de cima para baixo, o início e o fim da noite mais curta do ano.
Para quem não gostar desta apresentação, sugiro uma de duas abordagens:
Ou bem que faz de conta que o calendário (e as estações do ano) não foram mudadas, que está calor e que a imagem está correcta com a data;
Ou então presume que Lisboa, no lugar de ter as coordenadas 38º42’79”N 9º08’37”W tem antes as referências 38º42’79”S 172º52’23”E.
Nestas circunstâncias será, de facto, um retrato da noite mais curta do ano!
Quanto ao resto, e bem curioso, estes dias, bem como os dos equinócios, são celebrados pela humanidade muito antes de haver escrita. E em honra de tais fenómenos, então sem explicação palpável, construíram-se monumentos mastodônticos. Isso sim, impressiona-me, por muito importante que possa ser – e é – a ida à lua, a energia nuclear ou a internete.
texto e imagem: by me

Sem comentários: