terça-feira, 25 de agosto de 2015

Numa rede social



Numa rede social recomendam-me uma outra página. A de um artista musical.
A fotografia de entrada e de capa é esta. Fotografia icónica.
Não sei se quem a escolheu sabe realmente a sua história. É esta:

Aquando da Comuna de Paris, uma revolta popular e política em 1871, que durou pouco mais que dois meses e em foi criado um governo popular e operário, os fotógrafos de então vieram para a rua fotografar. Os repórteres de então.
A cidade ficou muito danificada com os bombardeamentos das tropas institucionais e as lutas aconteceram nas barricadas levantadas nas ruas. Foi um massacre.
Claro que os cidadãos revoltosos se deixaram fotografar a fazer aquilo em que acreditavam, nas barricadas e de armas na mão. Orgulhosos do que faziam e orgulhosos de serem objecto de fotografia, coisa rara e reservada a uma classe abastada.
Em tendo sido abafada a revolta, as tropas e polícias vitoriosas rebuscaram os laboratórios dos fotógrafos, identificaram os rebeldes, prendendo-os e fuzilando-os.
Esta fotografia é a de alguns desses revoltosos.
E foi feita por Desidéri.


Repare-se que esta fotografia e sua história tem quase 150 anos. De então para cá, são inúmeras as situações em que a fotografia tem sido usada como testemunho e justificação para actos deste calibre. Em todas as épocas, em todos os continentes e em todos os regimes.

By me 

Sem comentários: