quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Fotografia e publicidade



Sabemos que a fotografia é uma forma de expressão e uma forma de comunicação.
Nesta segunda vertente pode assumir o carácter científico, jornalístico, institucional, documental, pessoal, publicitário…
E, no campo da publicidade, muita é a gente que dela vive: agências, modelos, distribuição, fotógrafos…
Estes são chamados para, mais de perto controlados pela agência ou com maior pulso livre, transcreverem para a fotografia todos os aspectos positivos a realçar na campanha e produto: eficácia, satisfação, qualidade, valor…
São os fotógrafos chamados, informados sobre o que há a fazer, fazem-no, entregam ao cliente, são pagos e seguem para outros trabalhos. E se o cliente gostou, chama-nos de novo em havendo nova campanha.

Esta empresa optou por uma abordagem completamente diferente.
Não paga a fotógrafos, não paga a distribuição e, com os argumentos certos, serão uns milhares a fazer o trabalho da divulgação.
Como?
Tem atrelados destes em locais estratégicos, umas meninas e uns meninos apelativos, e convida quem passa a fazer-se fotografar com o seu próprio telemóvel dentro do atrelado, exibindo o novo catálogo da empresa.
E convida quem assim faz uma fotografia a publicar na sua rede social, acompanhada das hashtags que constam escritas numa ardósia, ao lado. E segue, que há mais gente a querer, se for hora disso.
Não pagam a fotógrafos, não pagam aos meios de divulgação. Apenas os atrelados, que poderão mais tarde serem vendidos, aos agentes de marketing que abordam quem passa, a licença municipal para ocupar a via pública e a viatura de reboque.
Despesas que teriam sempre que fazer (ou equivalentes), com ou sem fotógrafo profissional e meios de distribuição.

Eu alinhei! Deixei que me fotografassem assim, com a minha câmara de bolso.
Por um lado porque achei curioso não estarem a vender coisa alguma. Em seguida porque queria ver até onde ia a conversa das agentes no terreno. Por fim, porque o processo me pareceu ser maquiavélicamente eficaz na contenção de custos e divulgação de produto.
No final, tive uma pequena conversa com a chefe do grupo, que se mantinha de parte. Tudo o que pensara foi confirmado, com uns acréscimos sobre as próximas localizações da campanha, datas e mais uns trocos.

Claro que não colocarei os hashtags.

E, claro, não me vim embora sem trazer um par de olhos, mesmo que feitos com a minha câmara de bolso.

By me 

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