domingo, 21 de dezembro de 2014

Hoje





É domingo.
De acordo com a tradição, deverão os fiéis guardar o dia do Senhor, não trabalhando e indo celebrar o culto.
Claro que isto aplica-se apenas às comunidades cristãs e também apenas de há uns séculos a esta parte. Abrangendo parte significativa dos seres humanos, mas não a totalidade.
Donde, sendo data relevante, não é universal.
Universal mesmo é o que acontece, transversal a todos os credos e tempos, independentemente das tradições e culturas: o Solstício de Inverno.
Dia Maior, ainda que menor, sempre foi considerado como especial. E, por sempre, entenda-se desde que o ser humano começou a observar o universo em que se insere. Ou seja, desde há milénios. Muito antes de a escrita existir.
As apropriações têm sido muitas, com esta desculpa ou aquela justificação. Método antigo, esse de impor numa data outra celebração para fazer esquecer a cultura anterior. Tão antigo quanto o haver povos em conflito e um se dar como vencedor.
Mas se se podem destruir templos e rituais, se se podem proibir manifestações públicas ou privadas de ideias ou credos, se se pode fazer transbordar a falsa ideia que felicidade é consumo, não se consegue apagar ou impedir que o universo rode e evolua, e que a órbita terrestre se cumpra a cada 365 dias e uns trocos.
Hoje é o solstício de Inverno e o clima, por cá, faz jus ao nome: está frio.
Já o tempo, esse, por muito digital e algarismos que lhe coloquemos, continuará a ser um movimento circular, alongado numa espiral.
Inflexível, incontrolável e incontornável.

Hoje eu, agnóstico convicto, renderei a minha homenagem à inexorabilidade do tempo e à infinidade do universo, tentando encontrar a paz e o equilíbrio que podemos aprender com ambos.
O mais que faça será fruto das minhas próprias limitações e ambições, reflectindo a minha própria importância e efemeridade.

Bom Solstício para todos!

By me

Sem comentários: