sábado, 9 de agosto de 2014

Vada retro



Sete vezes!
Por sete vezes no caminho entre a minha modesta habitação e a prosaica estação de caminho-de-ferro fui abordado.
As BR (leia-se Brigadas Religiosas) estavam activas hoje, tendo definido o meu bairro como coutada de caça.
Cada uma em linha de vista da seguinte, quem quer que passasse seria agarrado por alguma delas, senão por todas.
E não adiantava de nada recusar a conversa de uma. A seguinte tentaria na mesma.
Nada tenho em particular contra estas pessoas. Afinal, estão a fazer aquilo em que acreditam, trabalhar por uma fé. E se eu tenho a minha, bem mais pagã é certo, também eles terão direito a fazer uso da sua.
Desde que não chateiem, caramba!
Tento eu ser simpático ao recusar as suas conversas. Respeito-os mas elas não me interessam. Mas há limites para além dos quais a paciência se esgota de todo.
Sete vezes, bolas!

Há uns anos, estava eu no meu papel de fotógrafo À-Lá-Minuta no Jardim da Estrela, e foi este invadido por três pares de senhoras na sua missão de salvação de almas.
Não podendo eu fugir, fui abordado.
Mas não aceitaram um delicado “não estou interessado” e não me largaram.
Ao fim de um pedaço acabei por resolver o problema com um discurso mais ou menos assim:
“As senhoras prometem a felicidade eterna num mundo que não conhecemos que não pela fé e do qual não há testemunhos vivos.
Eu promovo a felicidade aqui e agora, ao provocar uns sorrisos com as minhas fotografias palpáveis e gratuitas e conversas bem-dispostas.
Qual de nós tem mais sucesso?”
Olharam para mim como se exalasse um hálito a enxofre, titubearam umas respostas sem nexo e abalaram. Não sei o que levavam na alma, mas foi o suficiente para dissuadirem as suas amigas de virem ter comigo.

Sendo que já não sou fotógrafo de jardim, irei passar a usar de uma outra tirada, agora mesma inventada:
“Toda a gente me trata por JC. Querem contar-me algo que eu não conheça?”
Espero ser suficiente para quando se me esgotar a paciência.

Sete vezes, caramba! Vade retro!

By me

Sem comentários: