quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Saudades fotográficas



Li uma entrada de um bloguista uma critica aos extintos “Encontros de Fotografia de Coimbra”.
Ele é fotojornalista, o que o leva a ter uma atitude um pouco tendenciosa em prol deste género fotográfico, deixando de fora os restantes. Mas tem algumas opiniões que entendo por bastante válidas e que justificam visitas regulares ao seu espaço.
Mas não posso concordar com o que diz sobre os Encontros!

Poderão ter sido um enorme toldo protector de amigos e correlegionários; Havia, efectivamente, tendências estéticas dominantes, algumas das quais entravam em confronto com as minhas; Alguns dos trabalhos expostos resultavam de encomendas temáticas a fotógrafos específicos, cuja qualidade poderia ser posta em causa.
Mas, contra tudo e contra todos, durante anos a fio foi o único evento fotográfico existente. Com ele, vieram a Portugal fotógrafos e fotografias que, de outra forma, nunca por cá seriam vistos ou conhecidos. A quantidade, variedade temática, estética, de conteúdo e histórica exibida, bem como os locais escolhidos, faziam de Coimbra e durante quase um mês, a capital da fotografia em terras lusas. E valia a pena viajar ao centro do País, por um dia ou dois, para ver, respirar e pensar fotografia.

Enquanto existiram, falhei uns dois ou três. Enquanto existiram e estive a trabalhar com turmas de alunos, não deixei de os lá levar. Enquanto existiram, foram local e data de peregrinação regular.

Com a sua extinção e não substituição por um evento com o mesmo volume, dinamismo e variedade de perspectivas, ficámos todos mais pobres. E saudosos!

By me

Sem comentários: