segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Uma histórinha



Uma ocasião pus-me eu em campo em busca de um tema musical.
Não que fosse muito importante, que não é, mas entendi que o queria e tratei de o procurar.
Acontece que não sabia o título da canção, em que disco teria sido publicado ou mesmo quem o interpretava. Apenas o refrão da canção, portuguesa, que ia trauteando a medo para que não o assassinasse.
Percorri diversas discotecas sem sucesso. Na maior parte não conheciam o tema. Talvez por serem muito novos os que me atendiam e a canção, inicialmente cantada numa revista à portuguesa nos anos 30, estar já quase no olvido.
Em algumas lojas, duas, recordavam-se dela.
Numa entregaram-me uma versão que comprei, pese embora não gostar dela nem um nico. O tema original é um dueto, masculino e feminino, e esta é interpretada por uma senhora cuja voz, ainda por cima, não colhe as minhas simpatias. Mas vim com ela, como último recurso.
Na outra recordavam-se com exactidão do que queria eu, não possuíam, mas tinham uma ideia de quem o teria publicado. Ficaram de me contactar mais tarde. Quem mo disse foi um dos empregados, já entradote, que não me disse que a loja, ali para os lados da Av. de Roma, estava por um fio. E tanto assim que, passados uns meses, voltei lá e já não existia. É agora um banco.
Mas a pedra de toque nesta minha busca pelo “santo graal” foi uma discoteca, de renome, de um centro comercial.
A menina, que não teria mais de 25 anos, não conhecia o que eu procurava e, depois de pensar um nico voltou-se para ir para a parte reservada da loja.
Suspeitando eu que fosse procurar na net, disse-lhe que não adiantaria, já que isso vinha eu fazendo de há muito e sem resultado.
Voltou-se para mim, com ar conformado, e disse-me:
“Então se não está na net, não existe.”
Não me dei ao trabalho de lhe explicar que o mundo e a vida é muito mais que o que está ou acontece na internete. Espero, sinceramente que agora, que já deve andar pelos 35 anos, já o tenha aprendido e da melhor forma.


Qual o tema musical? Guardo para mim essa informação, que há prazeres que são egoístas.

By me 

Sem comentários: