segunda-feira, 30 de junho de 2014

Surpresas 2



Falava eu, posts atrás, sobre manipulação.
Manipulação de opiniões e sentimentos fruto da comunicação. De como os meios de comunicação social (escritos, falados, vistos, convencionais ou modernos) manipulam as opiniões. De como nós mesmos manipulamos opiniões (sempre o fizemos) ao falar, ao escrever, ao exibir imagens ou sons.
A própria indústria o usa, mesmo que com motivos nobres como o melhor contar uma história. Palavras, som, imagem…
Deixo-vos aqui dois links. Ambos se reportam a um pedacinho de um filme bem mais que clássico: “Aconteceu no oeste”, realizado por Sérgio Leone.
A qualidade de reprodução que ireis encontrar, se vos deres ao trabalho de ir ver ambos, é particularmente fracota. Para não dizer má.
Mas é o suficiente para o exemplo em causa.
Ambos os vídeos são da mesma sequência do filme original. Diferem um do outro pelo facto de um estar invertido esquerda/direita em relação ao original.
A própria sequência original é magistral, na forma como consegue contar-nos uma história sem nos mostrar um fotograma que seja dela. Apenas com o som e com os olhares dos personagens que nos mostra.
Mas repare-se como, pelo simples facto de uma das sequências ser o”espelho” da outra, as personagens ganham ou perdem força, a história lá fora ganha ou perde força, as emoções de cada um dos presentes ganha ou perde força.
Falava eu de manipulação? Tudo isto acontece, todos os dias, nos media.
A escolha de uma perspectiva, o ter a figura principal virada para um lado ou para outro, a escolha dos fundos… tudo isto condiciona-nos na forma como interpretamos os que vemos, criando empatias positivas ou negativas com o que nos é contado.
Para finalizar, e antes dos respectivos links:
Posso dizer “eu bebi um copo de água” ou posso dizer “um copo de água foi bebido por mim”.
Ambas as expressões estão correctas do ponto de vista linguístico, mas na primeira o centro da acção sou eu, na segunda o centro da acção é o copo de água. Não menti, mas orientei a vossa atenção.
Os links:
Divirtam-se a tentar perceber qual é o original.



By me

Sem comentários: