sábado, 9 de março de 2013




Leio (por alto que não sou capaz de suportar tanto “eu”) o prefácio do livro do nosso Presidente da República.
Recorda-me uma situação de alguns pais e filhos pequenos, em que os primeiros avisam para não por os dedos na ficha e, depois dos pequenos porem, dizem “eu avisei”, continuando sentados. E quando os putos querem repetir a proeza dizem “olha que te vais dar mal”, repetindo o “eu avisei” após o choque, continuando sentados.

Pergunto para que queremos um sistema em que o único eleito directamente (os deputados são eleitos de listas e podem mudar sem nos consultarem e os membros do governo não são eleitos) não age, limitando-se a afazer anúncios e avisos inconsequentes?
É que, convenhamos, para avisos e anúncios apocalípticos já nos basta os analistas, comentadores e politólogos (seja lá isso o que for) que quase que pagam (quase, porque fazem-se pagar e bem) para mostrar o seu enorme ego e saber. Se bem que nada tenham feito que não seja criticar.
Quanto a este, tem obra feita, sim senhor. Não me esqueço que aquele que nunca se engana e raramente tem dúvidas (sic) foi um dos principais impulsionadores da extinção do sector primário em Portugal (agricultura, pecuária e pescas). Exactamente aquele sector que agora vem dizer que tem que ser reconstruído a bem da economia e independência nacional.

O presidente da República é a primeira figura do Estado. Este de que acabei de falar.
A segunda figura do Estado, que o substitui na sua ausência ou impossibilidade, é o presidente da Assembleia da República. No caso, o cargo é ocupado por Assunção Esteves, que está reformada do tribunal constitucional após dez anos de funções. Tem uma reforma mensal equivalente a 15 salários mínimos nacionais.
Feche-se, reforme-se ou revolucione-se isto. Começando por cima!

By me

Sem comentários: