terça-feira, 12 de março de 2013




Diziam os velhos anracas de boa memória que “Tudo na vida tem um fim, excepto a salsicha, que tem dois”. E como estavam certos!
Aqui, nesta loja onde dominam os tons de preto e vermelho, já dominaram os amarelos vivos.
Fica ela na Av. Almirante Reis, em Lisboa, entre o Areeiro e a Alameda.
É uma loja pequena, numa zona burguesa, agora razoavelmente envelhecida da cidade. Pelo menos é o que eu pensava.
Mas esta loja, que em tempos foi de fotografia, agora é uma sexshop. Não sei se é por haver novos e potenciais clientes se para dar alento aos antigos residentes.
Não fica nos meus roteiros habituais. Apesar disso, sempre que procurava alguma peça menos comum, daquelas mais antigas e que não encontramos nas lojas modernaças, esta era objecto de visita. Umas vezes trazia o que queria, outras descobria coisas de que nem sequer desconfia da sua existência.
Suspeito que poderá vir a acontecer nesta loja o mesmo: encontrar o que procuro ou coisas que nem sequer suspeito existirem. Isto, entenda-se, se por lá for dar uma olhada, o que não creio que venha a acontecer.
A primeira escola onde trabalhei ficava aqui perto. E havia um acordo entre ela e esta loja para que os alunos tivessem um desconto nos seus trabalhos. Tal como acontecia com outras lojas pela cidade. Desconfio que o actual comércio nunca seria objecto de acordos com escolas, apesar de não garantir coisa nenhuma nos tempos que correm.
Quanto ao resto, creio que este tipo de comércio, com ou sem prestação de serviços, será dos mais antigos da humanidade, muito mais que a fotografia. E mesmo quando ela, a fotografia, seja algo tão arcaico que provoque a hilaridade a quem a veja, este continue a ser negócio consistente. Talvez discreto, mas consistente.
À frase dos anarcas de antanho, acrescento eu: “E se a salsicha tem dois, o negócio do sexo não tem fim.”

By me

Sem comentários: