terça-feira, 12 de março de 2024

"Toda aberta"




Este é uma objectiva Pentax de abertura máxima 1:1,2. Uma das mais luminosas ou rápidas que diversas marcas fizeram. Existem outras ainda mais luminosas, mas não de fabrico em série ou de fácil acesso ao público em geral.

Recebi-a como presente de meu pai. Estava ele afastado do fazer fotografia havia anos e quando a decobri cheia de pó doeu-me. Ofereceu-ma, bem como outros itens Pentax. O restante do seu equipamento herdei-o mais tarde.

A sua grande luminosidade ainda hoje faz abrir a boca de inveja a muitos, ainda que não saibam que, quando na máxima abertura, tem uma imagem resultante que surpreende pela sua fluidez ou definição limitada. Que, bem explorada, é linda.

É uma das várias 50mm que possuo, que me vieram parar às mãos porque acompanhavam câmaras que adquiri ou porque me ofereceram, umas em melhor estado que outras. E isso inclui outras marcas que não usam montagem PK.

De entre a panóplia de objectivas fabricadas para SLR e filme 135, creio que será a distância focal mais divulgada. Até mesmo para não SLR.

O motivo será simples, ou não tanto. A sua construção optica é das mais simples, ainda que com várias fórmulas, permitindo isso aberturas de diafragma maiores sem aumentar em demasia o tamanho da objectiva e peso, por comparação com outras distâncias focais.

Tem também um ângulo de visão próximo da visão humana. Claro que esta questão é objecto de diversas interpretações e contestações e por vários motivos. Eu também o contesto e a isso voltarei.

Mas os fabricantes divulgaram esse conceito de “normal” ou “standard” e ficou na mente de muitas centenas de milhar de pessoas, fotógrafos sérios, amadores ou simples curiosos. Foi rentável para os vendedores e fabricantes.

Nos tempos que correm, com o digital e outros formatos menores que o Full Frame, esse conceito não se aplica. Aliás, não é fácil ou barato encontrar uma objectiva nova, fixa ou “prime”, com este ângulo de visão: 47º. A sociedade de consumo e a evolução tecnológica baixou os preços das pequenas zoom e é isso que se encontra a acompanhar a grande maioria das DSLR.

No entanto, em situações de ensino, seja qual o nível, tento que usem uma 50mm ou equivalente. Não sendo possível, peço que bloqueiem a zoom para um ângulo semelhante durante uns tempos e que só fotografem assim, seja qual for a situação ou assunto.

Esta objectiva, pela sua história e características técnicas, é-me especial e tem um lugar de destaque aqui em casa.

 

Pentax K1 mkII, Pentax- M 35mm 1:2

By me

Sem comentários: