Este é uma objectiva Pentax de abertura máxima 1:1,2. Uma
das mais luminosas ou rápidas que diversas marcas fizeram. Existem outras ainda
mais luminosas, mas não de fabrico em série ou de fácil acesso ao público em
geral.
Recebi-a como presente de meu pai. Estava ele afastado do
fazer fotografia havia anos e quando a decobri cheia de pó doeu-me.
Ofereceu-ma, bem como outros itens Pentax. O restante do seu equipamento
herdei-o mais tarde.
A sua grande luminosidade ainda hoje faz abrir a boca de
inveja a muitos, ainda que não saibam que, quando na máxima abertura, tem uma
imagem resultante que surpreende pela sua fluidez ou definição limitada. Que,
bem explorada, é linda.
É uma das várias 50mm que possuo, que me vieram parar às
mãos porque acompanhavam câmaras que adquiri ou porque me ofereceram, umas em
melhor estado que outras. E isso inclui outras marcas que não usam montagem PK.
De entre a panóplia de objectivas fabricadas para SLR e
filme 135, creio que será a distância focal mais divulgada. Até mesmo para não
SLR.
O motivo será simples, ou não tanto. A sua construção optica
é das mais simples, ainda que com várias fórmulas, permitindo isso aberturas de
diafragma maiores sem aumentar em demasia o tamanho da objectiva e peso, por
comparação com outras distâncias focais.
Tem também um ângulo de visão próximo da visão humana. Claro
que esta questão é objecto de diversas interpretações e contestações e por
vários motivos. Eu também o contesto e a isso voltarei.
Mas os fabricantes divulgaram esse conceito de “normal” ou
“standard” e ficou na mente de muitas centenas de milhar de pessoas, fotógrafos
sérios, amadores ou simples curiosos. Foi rentável para os vendedores e
fabricantes.
Nos tempos que correm, com o digital e outros formatos
menores que o Full Frame, esse conceito não se aplica. Aliás, não é fácil ou
barato encontrar uma objectiva nova, fixa ou “prime”, com este ângulo de visão:
47º. A sociedade de consumo e a evolução tecnológica baixou os preços das
pequenas zoom e é isso que se encontra a acompanhar a grande maioria das DSLR.
No entanto, em situações de ensino, seja qual o nível, tento
que usem uma 50mm ou equivalente. Não sendo possível, peço que bloqueiem a zoom
para um ângulo semelhante durante uns tempos e que só fotografem assim, seja
qual for a situação ou assunto.
Esta objectiva, pela sua história e características
técnicas, é-me especial e tem um lugar de destaque aqui em casa.
Pentax K1 mkII,
Pentax- M 35mm 1:2
By me
Sem comentários:
Enviar um comentário