quinta-feira, 21 de março de 2024

A minorca




Ao fazer esta série sobre as minhas objectivas menores que 50mm por pouco me esquecia desta: 40mm 1:2,8 pancake.

Tenho que admitir que a sua aquisição foi um capricho. Nunca tinha usado uma, nunca tinha visto uma e as referências sobre ela não serão as melhores. Além do mais, aquilo que antecipava ser o seu ângulo de visão não me parecia ser atraente.

Mas ter uma objectiva assim pequena e sendo barata como foi... acabei por me decidir.

É engraçada, a objectiva. A visão que me fornece não me convence, como esperava. Os aneis de controlo de abertura e focagem são tão estreitos que me sobram dedos para os usar. Colocada na minha câmara principal, uma Pentax K1 mkII, quase parece não ter objectiva colocada. Mesmo numa Pentax pequena, como a MX, parece faltar qualquer coisa.

Claro que na MX ou na ME super, as câmaras assim equipadas transformam-se em câmaras de bolso, o que pode ser útil ou prático. Mas não para mim.

Foi um capricho e tenho-a como algo meio excêntrico, guardada para dias de excentricidade ou como peça de exibição. Aliás, ela é tão excêntrica que um dia, em indo ao mecânico de fotografia por outro motivo mas tendo-a na câmara e esta no ombro, ele a elogiou e acabou por me perguntar se eu não a quereria vender para juntar a outras pouco comuns que possui.

Naturalmente que fiquei com ela, qual estrelinha no céu, como se constata pela fotografia junta.

Pentax K1 mkII, Tamron SP Adaptall2 90mm 1:2,5

By me

Sem comentários: