quinta-feira, 9 de abril de 2020

Guerras de números




E porque já me chateia a guerra dos números, tratei eu de arranjar os meus, baseado apenas nos números oficiais que nos são fornecidos.
Fui saber qual a percentagem de vítimas mortais com o covid 19 nos USA e em Portugal: 0,0045 e 0,004.
E fui saber qual a percentagem de infectados nos USA e em Portugal: 0,12 e 0,14.
Claro que os números nos Estados Unidos da América são assustadores: contabilizam-se em dezenas de milhar ou centenas de milhar. Em Portugal fazem-se as contas em centenas ou em dezenas de milhar.
Mas também por lá contabilizam-se qualquer coisa como 327 milhões de habitantes e por cá consideram-se uns “míseros” dez milhões.
Mas feitas as contas, as proporções são semelhantes.
Acabe-se com a guerra de números e as comparações absurdas baseadas em valores absolutos. E, repito, estas contas são feitas nos números oficiais que ambos os países apresentam.
Qualquer dissemelhança com a realidade não é culpa minha.



Imagem editada da net
By me

Sem comentários: