terça-feira, 14 de abril de 2020

Créditos




Os especialistas em História dividem a existência humana em várias épocas, com “momentos” vários como fronteira.
Eu não sou especialista, mas também tenho fronteiras que considero vitais na humanidade: a invenção da escrita, a invenção da imprensa, a invenção da rádio e a invenção da internet.
Em cada um destes momentos o pensamento, nas suas diversas vertentes, passou a ser mais global, mais acessível no espaço e no tempo a maior número de pessoas.
O exemplo mais completo é a situação que agora vivemos.
Com a pressão de controlar e acabar com a pandemia que nos assola, é a comunicação e partilha do pensamento e saber que vão permitindo saber em quase cada instante a forma como se dissemina e qual ou quais os tratamentos médicos e sociais mais eficazes contra ela.
 Não sabemos o nome de quem inventou a escrita. Claro que sabemos quem inventou a imprensa: Gutemberg. Assim como sabemos quem inventou a rádio: Marconni. Tal como a internet: Tim Berners-Lee.
Nesta guerra em que cada um vai travando as suas batalhas, tendo na linha da frente todos aqueles que vão mantendo a saúde, a alimentação, a segurança e a higiene comum nos padrões possíveis, não nos esqueçamos de quem criou a forma de o fazermos com a maior rapidez possível.


By me

Sem comentários: