quarta-feira, 8 de abril de 2020

Uma por dia




A imagem de cima foi feita com uma objectiva por mim construída.
Montada numa câmara digital, é composta por um tubo de extensão variável (dos usados para macrofotografia), uma lupa fixada numa tampa de corpo de câmara que sacrifiquei.
Na segunda imagem usei o mesmo conjunto com a adição de um disco de cartolina preta com um orifício circular ao centro, com cerca de 1,5cm de diâmetro.
A terceira fotografia foi feita com uma objectiva zoom convencional. As medições de luz foi feita usando os próprios meios da câmara.
Nenhum tratamento posterior que não a justaposição das três fotografias.
Para além da definição óbvia, em que a do meio reproduz aquilo a que alguns chamam de “boquet”, repare-se na ligeira mudança de rendimento cromático, resultado da existência, ou não, do tratamento feito nas superfícies de vidro.
Para quem quiser fotografar e dizer que a objectiva foi feita por si. Ou para quem quiser fotografar com métodos antigos: objectivas de fraca qualidade mas ajustável em função da abertura de diafragma ou, se preferirem, se se aproveita integralmente a luz que atravessa os vidros ou apenas a que passa pela zona central.
Se está confinado em casa e não sabe o que ou como fotografar, eis um exemplo para os mais curiosos.

By me

Sem comentários: