domingo, 6 de maio de 2018

Fotómetros




Há uns dias falou-se nas redes em que participo em fotómetros.
Estes são alguns dos que possuo.
Não serão os principais, aqueles a que recorro amiúde, já que possuo outros, mais modernos e igualmente eficazes. Como tudo o resto, o truque está em conhecer o aparelho que se usa.
E se escolhi estes para exibir foi pelo facto de serem de sistemas bem diferentes:
O do meio é um fotómetro para medir a luz reflectida dos assuntos, com a particularidade de o fazer numa zona muito restrita: 1 grau apenas. Por isso tem o nome específico de “spotmeter”.
 Os das pontas são, em regra, usados para luz incidente, pese embora também faça luz reflectida com o acessório adequado que está guardado no estojo.
Têm ambos o mesmo sistema interior, visto que foram fabricados pela mesma empresa. O da esquerda, mais recente que o da direita uns dez anos mais ou menos, possui a marca que hoje conhecemos: “Seconic”. O outro tem a marca “Revue”, já que existia uma empresa comercial alemã que encomendava equipamento aos fabricantes, vendendo-os com a sua marca.
Não tenho meios para coleccionar “brinquedos destes. Mas, em aparecendo em feiras de velharias e tendo eu uns trocos no bolso, sempre discuto o preço e, por vezes, venho com uma “preciosidade”.
E é sempre divertido usar algo bem velho e obter o resultado esperado.



By me

Sem comentários: