sexta-feira, 25 de maio de 2018

Estamos a entrar numa era tecnologicamente assustadora!




Entro numa loja da EDP para fazer um pagamento. E a resposta que tenho é que só aceitam pagamentos em cartão, não em numerário.
“Desculpe, mas eu quero pagar em notas e moedas”, digo eu.
“É que a máquina está avariada”, e apontam para uma máquina de pagamentos, “e só o sistema multibanco funciona.”
“Está a dizer-me que não posso pagar em notas e moedas, o dinheiro que circula legalmente no nosso país?”
“Pode, mas não aqui. Se quiser, dirija-se a uma loja payshop que aceitam em dinheiro vivo.”
“Então… Mas… Numa empresa grande como a vossa não aceitam dinheiro? Não estão aqui tantos funcionários para poder receber? Em Portugal?”
“Se fosse EDP Regulada poderia ser assim. Mas como somos a EDP Liberalizada… Por estes dias, e até a máquina estar reparada, não recebemos pagamentos em numerário.”

Sou teimoso e as minhas convicções são sólidas: só uso pagamentos electrónicos quando não tenho alternativa. E fui a uma loja, a uns cinquenta metros de distância, pagar o que tinha que pagar.
Mas fica-me a pergunta: será legítimo que uma empresa recuse pagamentos em dinheiro vivo? Muito abaixo do valor imposto por lei, acima do qual só por transferência bancária? Pode uma entidade recusar a moeda nacional em circulação?
Acho que vou ter que fazer umas consultas sobre a legalidade da situação.



By me

Sem comentários: