Entro numa loja da EDP para fazer um pagamento. E a resposta
que tenho é que só aceitam pagamentos em cartão, não em numerário.
“Desculpe, mas eu quero pagar em notas e moedas”, digo eu.
“É que a máquina está avariada”, e apontam para uma máquina
de pagamentos, “e só o sistema multibanco funciona.”
“Está a dizer-me que não posso pagar em notas e moedas, o
dinheiro que circula legalmente no nosso país?”
“Pode, mas não aqui. Se quiser, dirija-se a uma loja payshop
que aceitam em dinheiro vivo.”
“Então… Mas… Numa empresa grande como a vossa não aceitam
dinheiro? Não estão aqui tantos funcionários para poder receber? Em Portugal?”
“Se fosse EDP Regulada poderia ser assim. Mas como somos a
EDP Liberalizada… Por estes dias, e até a máquina estar reparada, não recebemos
pagamentos em numerário.”
Sou teimoso e as minhas convicções são sólidas: só uso
pagamentos electrónicos quando não tenho alternativa. E fui a uma loja, a uns
cinquenta metros de distância, pagar o que tinha que pagar.
Mas fica-me a pergunta: será legítimo que uma empresa recuse
pagamentos em dinheiro vivo? Muito abaixo do valor imposto por lei, acima do
qual só por transferência bancária? Pode uma entidade recusar a moeda nacional
em circulação?
Acho que vou ter que fazer umas consultas sobre a legalidade
da situação.
By me
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