terça-feira, 29 de maio de 2018

Calhou!




Calhou dar uma olhada numa página de net com centenas de fotografias e nomes relativos à televisão portuguesa. No caso, relativas à RTP.
E juro que me doeu!
Fotografias de bastidores e pessoas, feitas já este ano, no início das transmissões e entre uma coisa e outra.
Foi divertido ver gente que conheço, gente que conheci, equipamentos com que trabalhei e que recordo, situações divertidas ou neutras.
Mas o que doeu mesmo foi o que não encontrei. Nem uma que fosse sobre a produção de programas infantis e de quem a eles se dedicou. Como se a faixa infanto-juvenil do público fosse menor e não merecesse destaque. Ou quem para ela trabalha.
Sei, por experiencia própria, que essas fotografias existem. Participantes, profissionais da RTP, cenários e programas.
Mas se a fotografia é (também) documento do passado, parece que “os infantis” foram varridos da história.
E, no entanto…
Os adultos de hoje cresceram a ver o que foi produzido e emitido, aprendendo as letras e os números, mostrando-se-lhes horizontes e novidades numa linguagem própria às suas idades e longe das complexidades da informação, desporto, talk-shows e ficção.
Foi (é!) todo um grupo de profissionais que dedicou (dedica!) o seu tempo e esforço ao futuro, procurando dar-lhe bases para crescer e ser alguém.
Mas a verdade é que a programação infantil e juvenil, tal como a literatura, o teatro e as actividades lúdicas, são produtos menores, não meritórios de parangonas ou de pompa e circunstância.
Este meu “amargo” é tanto mais profundo quanto eu estive envolvido, qual formiga no formigueiro, na produção e divulgação de centenas de horas de programas infantis. Uns perdidos no tempo, outros sempre recordados com sorriso, como a “Rua Sésamo”.
Nada de protagonismos neste desabafo ou tristeza. Era eu mais um entre tantos, de todas as funções e responsabilidades, da forma ao conteúdo, passando pela responsabilidade acrescida de ter sempre (sublinhe-se o sempre) cuidados nas abordagens pedagógicas.
Resta-me a consolação de caminhar na rua e saber que todos ou quase todos os que vou encontrando se divertiram, aprenderam e cresceram a ver o nosso trabalho.
Mesmo que ele esteja neutralizado pelo brilho da efemeridade das actualidades e vaidades.
Tenham um bom dia e não descurem, como nós não descuramos, os produtos que disponibilizam aos vossos filhos e netos.



By me

Sem comentários: