terça-feira, 13 de junho de 2017

Facilitador



Acordei hoje com esta expressão gravada fundo na cabeça:
“Facilitador de aprendizagem”!
Acho que será algo que passarei a usar amiúde.

Não sou professor. Para além de não saber muito de fotografia, também não sei muito de pedagogia. E não tenho nenhum título académico, dos que enchem o olho e tanto estão na moda.
Também não sou formador. O próprio termo me incomoda, que provém de forma, deriva em formatação e redunda em falta de criatividade de quem aprende.
Mestre também não se me aplica. Teria que saber fazer muito mais e melhor do que sei. Tive uns três mestres de ofício na vida e bem sei do que falo.
Acrescento que sempre entendi que nunca ensinei nada mas tão só ajudei a aprender, já que o importante sempre foi a aprendizagem e não o ensino

Sobra-me, assim, esta expressão: “facilitador de aprendizagem”.
Dispor perante os que querem aprender os conhecimentos de molde a que a aprendizagem se faça. Completa, simples e com facilidade.


O que, juro, não tenho por tarefa fácil. Mas imensamente divertida e compensadora.

By me

Sem comentários: