quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Ser



Tenho para mim que a história da humanidade tem três momentos decisivos na sua evolução.
1 – A invenção da escrita.
Sendo este momento a fronteira que separa a história da pré-história, permite a escrita que o pensamento vá para além da vida de quem o produziu, não dependendo de relatos orais que, e sabemos, têm sempre algo de interpretativo e subjectivo.
2 – A invenção da imprensa.
Permite isto que o pensamento seja reproduzido um quase sem número de vezes, sempre igual, permitindo a sua distribuição por inúmeros locais e acessível a inúmeras pessoas. Não mais, a partir daí, a reprodução do pensamento ficou restrita a uma classe elitista dos que sabiam ler ou escrever os manuscritos.
3 – A invenção da rádio.
A possibilidade de comunicar para além das fronteiras dos homens ou da natureza, alguém pensar e emitir e qualquer um poder aceder a isso, bastando ter o aparelho respectivo.
O conhecimento e o saber, aliados à sua perpetuação, são as chaves para a evolução. Tudo o resto surge de uma forma mais ou menos natural e fruto disso mesmo.

Descubro agora num artigo de jornal a existência de um site “pirata”, cujo objectivo é permitir o acesso livre e gratuito a todos os artigos científicos que, de outra forma, estariam reservados à elite endinheirada – muito endinheirada. O site é este: sci-hub.io.

Talvez que esta seja a passagem para o quarto momento de viragem realmente importante na história: o acesso livre e indiscriminado ao pensamento e saber, para além da condição sócio-económica.

Palmas para esta senhora!

By me

Sem comentários: