sábado, 27 de fevereiro de 2016

Liberdade



Abro os jornais on-line diários e constato que a questão do cartaz do Bloco de Esquerda, onde se diz que Jesus teve dois pais, continua a ser a ser assunto de primeira página.
Continuam a reportar as vozes dos que condenam o seu conteúdo, sem que oiça voz alguma que o elogie ou, ao menos, que fale de ser inócuo e divertido.
É uma abordagem interessante por parte dos media: não criticando abertamente, só dão voz aos que o fazem, omitindo opiniões contrárias.
E tudo isto me recorda este desenho ou cartoon, da autoria António e publicado em 1992. A polémica de então foi que não seria legítimo assim caricaturar o então papa e a sua posição em relação ao uso de preservativo.
Os media vieram a terreiro afirmar que se tratava de liberdade de expressão, que se tratava de humor, que a censura já tinha acabado… a coisa morreu aí, apesar da movimentação de grupos de cidadãos indignados com a ofensa à religião.

Podemos publicar e divulgar caricaturas de Maomé; podemos ter estatuetas absurdas de plástico gozando com Buda; podemos dizer que há algumas mulheres que vão para a Índia porque lá adoram as vacas…
Agora com o cristianismo é que se não pode brincar, dê lá por onde der.


Por todos os deuses do Olimpo: não sejam hipócritas ao defenderem a liberdade de expressão!

By me

Sem comentários: