sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Liberdade



A coisa é muito simples:
Se ninguém tem o direito de decidir da vida e morte de alguém, impondo-lhe a segunda, também não faz sentido impor a primeira.
Por outras palavras:
Se é ilegal impedir a vida de alguém, matando-o, também deveria ser ilegal impedir a morte de alguém, obrigando-o a viver para além da sua vontade.
Tudo isto a propósito do que agora se vai discutindo sobre a eutanásia. Começando desde logo pelo conceito de liberdade. Se sou livre de viver, também deverei ser livre de morrer.
Claro que a sociedade não gosta disto. O suicido (e a eutanásia é um suicídio cometido por terceiros, já que o próprio não o pode cometer) é um grito de liberdade, a liberdade última perante tudo e todos.
E a sociedade – civil, militar, laica, religiosa – não aceita de bom grado que alguém diga que ela não presta e que se não quer viver no seu seio. E tão pérfida é a sociedade, com os seus “códigos morais”, que fica sempre para os parentes o carimbo de “aquele é o filho/pai/irmão/esposo/primo… do outro que se matou”.
Poderás ser o que quiseres, tanto nas ideias políticas como religiosas. Mas o pior crime ou pecado que podes cometer é subtraíres-te ao controlo da sociedade. Seja através do suicídio normal, seja recorrendo a ajuda de terceiros para tal.


Virá dia, espero, em que liberdade não será apenas o poder dizer o que se pensa, o poder escolher o como viver. Será também o poder escolher o como morrer.

By me 

Sem comentários: