sábado, 4 de agosto de 2018

Tretas




Leio um artigo sobre o ter-se descoberto a identidade desta mocinha.
O seu nome, agora avançado, era Christina Elizabeth Frances Bevan e a fotografias foram feitas por Mervyn O'Gorman, um dos pioneiros da fotografia a cores, no processo Autochrome.
Terão sido muitos os registos feitos por ele a ela, quase sempre vestida de vermelho e, supõe-se, para que evidenciar a figura face ao ambiente circundante e à capacidade de resposta do sistema à diversa cores.
Interessante para quem se interesse sobre história da fotografia.
Acontece que o artigo acrescenta que estas imagens têm que ser preservadas e observadas ao sol, já que a luz artificial faz desvanecer as cores.
Como é que é?
Ao que sei, a luz solar contem quase todas as radiações, ao invés da luz artificial! Aqui há qualquer coisa de estranho, pelo menos para mim. E fui saber.
De facto, e como se antecipa, estas imagens têm que ser preservadas. Mas preservadas do oxigénio, já que é ele, e não a luz artificial, que faz os elementos cromáticos perderem propriedades. Estão guardadas em embalagens transparentes, seladas, contendo um gaz inerte, reduzindo o oxigénio presente a menos de 0,1%.
Ora batatas para os artigos populares, para curiosos, cheios de inexactidões, erros, falsidades e problemas de tradução. Para já não dizer invenções para encher o olho dos incautos!


By me

Sem comentários: