terça-feira, 3 de maio de 2016

Takumar 135



Esta fotografia foi feita hoje. P’la tardinha, numa empena de que gosto e que o Sol usa como tela para os seus escritos.
Até aqui nada de mais, já que já fotografei aqui e isto bastantes vezes.
Nunca o tinha feito, no entanto, usando esta objectiva.
Trata-se de uma rara Takumar 1:3,5/135mm, fabricada em finais dos anos ’50, com montagem M42 e, o que a torna bem rara, com o anel de controlo de pré-selecção de diafragma no extremo frontal da objectiva, logo seguido do anel de fecho à abertura efectiva.
Acrescente-se que esta fotografia não foi objecto de nenhum tratamento que não apenas o reduzir o seu tamanho para ser publicado na net.
Nunca tinha visto, nem em sites de velharias, uma objectiva Asahi Pentax Takumar como esta.
Não está em condições perfeitas de utilização. Necessita de um anel de adaptação especial. Possuo um mas, em tempos, alterei-o e o seu uso com esta objectiva coloca-me em risco de a deixar cair.
Por isso mesmo hoje pus-me em campo e fui correr as capelinhas em busca do que quero. Não encontrei.
Encontrei, antes sim, uma frase comum: “Procure na net”.
Em duas dessas lojas, uma delas de grande gabarito, deixei a minha opinião. Nas outras nem me dei ao trabalho:
“Se eu comprar o que preciso de fotografia na net, as lojas físicas, como esta, desaparecem. E o seu emprego extingue-se, como fósforo em noite de tempestade.”

Ainda não desisti nem ataquei tudo quanto é local que conheço, mais um de que ouvi falar hoje.
Mas uma coisa é certa: não comprarei esse anel pela net, nem que a vaca tussa!


Manias de quem gosta de equipamento antigo, fotografias antigas e relações comerciais antigas.

By me

Sem comentários: