domingo, 1 de maio de 2016

.



Porque está de novo por cá, aqui fica de novo a minha opinião:
Sou contra a forma de escolher as imagens exibidas e premiadas do Word Press Photo.
E explico:
Sendo um certame sobre fotografia de imprensa, deixa sistematicamente de parte todo o tipo de imagens que não sejam reportagens de guerra, de tragédia, de sofrimento. Entre os humanos e entre os restantes seres vivos.
Eu diria, por aquilo que tenho visto, que pelo menos 80% das imagens exibidas seguem este critério.
Acontece que a fotografia de imprensa, mesmo a reportagem, é bastante mais que apenas isso. Muito mais mesmo. Com muita qualidade, esforço e variedade de assuntos.
Acontece que quem vir estas exposições fica com a ideia – errada – que os foto-repórteres só actuam em locais de tragédia e sofrimento. O que não é verdade!
O que é verdade, antes sim, é que o que vende, tanto nas capas como nos interiores dos periódicos, são estas fotografias. E sabemos que o jornalismo é um negócio. Sórdido, por sinal.
Enquanto o WPP der tamanha importância, quase que exclusiva, ao sofrimento, deixando de parte todos os demais trabalhos de reportagem, não contam comigo para alimentar o negócio da exposição e as estatísticas dos gostos do público.


Dito isto, acrescento que as imagens escolhidas são, em regra, de grande qualidade fotográfica, tanto técnica como estética.

By me 

Sem comentários: