quarta-feira, 11 de maio de 2016

Ideológico



Não nos enganemos: a questão dos apoios estatais a colégios privados (alguns colégios privados) é mesmo ideológica. De parte a parte.
Será interessante pensar que quem protesta contra a medida são os proprietários de alguns colégios, alguns políticos e alguns pais ou famílias que não aceitam que os seus filhos frequentem os mesmos locais de ensino que “os pretos, os ciganos, os filhos das classes baixas… “
É mesmo uma questão de elitismo o que está em causa. Mas um elitismo que seria sustentado por dinheiros públicos. Como diria um famoso escritor, “Somos todos iguais, mas uns mais iguais que outros.”

No entanto, a recepção a esta medida governamental tem o apoio ou contestação por parte dos cidadãos que se constata na fotografia.
O que aqui se vê é a frente do ministério da educação, em Lisboa. Que, até há uns seis meses, tinha sempre bem visíveis e arrumadas na rua as grades de contenção de multidão, bem como dois ou mais polícias bem à porta. Por vezes, carrinhas de reforço nas imediações.
Hoje quem por aqui passar e não souber o que é o edifício não encontra nada que o diferencie de outros para além das placas no prédio e de estacionamento.

Talvez que seja um bom indicador do que se prevê de contestação popular sobre esta e outras medidas que alguma elite portuguesa está a contestar.

By me

Sem comentários: