quarta-feira, 29 de julho de 2015

Inna e Roma



Dos tempos em que eu era Photographo à-là-minuta ou, como se diz em Terras de Vera Cruz, “Lambe-Lambe”.

Os sentimentos, ainda que genuínos, podem ser reforçados com estímulos externos.
Sabendo isto, da teoria e da prática, no meu projecto “Oldfashion” criava uma pequena expectativa antes de entregar a fotografia já impressa.
Depois de a retirar da “caixa-mágica”, olhava-a por vezes de relance, outras com fingida atenção e, mantendo-a virada para mim e encostada ao peito, lançava uma frase para os que estavam ansiosos por a ver. Uma delas era (e não posso aqui revelar todos os meus trunfos) “Se não gostar não leva!” Um pouco na linha que do que certas lojas e produtos usam: “Satisfação total ou devolução do dinheiro”.
Neste caso, o riso manifestava-se, meio da graça meio do nervoso, e, acto contínuo, entregava a fotografia.
Sendo que parte das pessoas esperavam uma partida ou equivalente, outros contavam com algo de muito má qualidade e outros ainda têm uma péssima opinião sobre si mesmos, a surpresa era em regra agradável, apesar de algumas não serem lá grande coisa como fotografias.
Mas também havia quem não gostasse. E o afirmasse! As mais das vezes, pouco ou nada referente à qualidade da imagem ou da impressão, mas antes referente à pose ou expressão facial. Ou, como não poderia deixar de ser, em relação ao peso, nuns casos que parecem ter muito, noutros o contrário.
Este casal, que reagiu de forma típica durante todo o processo que antecedeu a entrega da fotografia, não gostou. Uma destas pessoas não gostou da sua pose mas, como em 100% dos casos, quis levar a fotografia, sim senhor!
Mas eu é que não gostei do desagrado que ali vi! E como até eram particularmente divertidos e bem-dispostos, mandei as rotinas às urtigas e fiz uma segunda, com a DSLR. Como gosto de fazer, jogando com contra-luz natural e luz frontal difusa.
A opinião mudou por completo e a alegria de terem esta segunda compensou o desgosto face à primeira.

E porque o prometi, aqui fica, ainda que noutro espaço que não o do “Oldfashion”. Mas, mesmo que não o tivesse prometido, e desde que não mo interditassem, aqui a poria. Porque também eu gosto dela, pese embora a ausência de sorriso que assumiram, e de que eu tanto estava a gostar.

By me

Sem comentários: