quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dúvidas d'arquivo



Nesta minha actividade de photocronista ou cronophotógrafo acontece recorrer a material de arquivo.
Quer seja porque não tenho a inspiração suficiente para manter o fluxo que quero, quer seja porque perante um dado assunto não tenho oportunidade de fotografar o que, o como ou o quando quero, quer seja porque já tenho de arquivo texto e imagem certas para uma dada situação da actualidade… certo é que recorro ao arquivo.
O que acaba por ter alguma graça é que são raras as ocasiões em que a imagem que recupero, feita um ano ou dez anos antes, não importa, acaba sempre por ser de algum modo alterada.
Um reajuste de enquadramento, uma pequena alteração de contraste ou de saturação de cor, uma ligeira mudança nas proporções… acabo quase sempre por usar uma imagem alterada.
Não tenho por demais problemas em o fazer. No fim de contas a autoria é minha e não estarei a subverter o trabalho de mais ninguém que não o meu. E o meu trabalho, escrito ou fotográfico, altero-o e apresento-o como quero e sem ter que prestar contas a ninguém. Excepto a mim mesmo.
E é frequente, quando o faço, ficar na dúvida se a alteração acrescenta, diminui, subverte, piora ou melhora o que já está feito. Chego mesmo ao ponto de ir rebuscar os originais, em busca da que deu origem àquela que fora trabalhada e usada, para que a alteração surja a partir da matéria-prima e sem influências do que já fiz.
Há, no entanto, uma circunstância em que não altero o que já fiz. Será estranho, mas se aquilo que vou usar tiver sido impresso, a partir de negativo ou de suporte digital, mantenho impoluta e inalterada a imagem que uso.

Fica agora a pergunta a quem se dê ao trabalho de ler tudo isto:
Em recorrendo a arquivos, quer seja para uso na net, quer seja para exposição, quer seja para imprensa, mantêm o que fizeram, sem ajustes novos ou alterações de fundo, ou assumem que hoje têm outra visão do vosso trabalho e assumem, como eu, que o que foi feito pode e deve ser melhorado, considerando que o autor, com o tempo, mudou de estética e de técnica?

Aceito respostas, se possível justificadas e honestas.


Nota fotográfica adicional: esta imagem data dos finais do séc. passado e foi feita com a hoje mais que modesta Olympus Z3030. E é daquelas que, sendo o seu original digital, me recuso a alterar. Talvez porque ainda hoje, ao vê-la, tenho exactamente os mesmos sentimentos que tive então, quando a fiz e usei.

By me

Sem comentários: