quinta-feira, 9 de julho de 2015

A peça rara





É uma das coisas de que gosto: entrar numa loja de inutilidades e ficar a ver o que por ali se vende.
Nunca se sabe o que ali possa estar de inútil mas que me possa ser útil. Quer seja para fotografar, quer seja como pontapé de saída para uma estórinha de que não me recordava, quer seja apenas para tirar ideias para qualquer outra coisa. As lojas de inutilidades são úteis.
As mais das vezes nada trago. São mesmo inutilidades. Mas, de quando em vez lá calha encontrar algo a que não resisto, desde que enquadrado no meu pequeníssimo orçamento. Que gastar dinheiro numa inutilidade… tem mesmo que se tornar útil!
Desta feita foi uma loja de brinquedos, puzzles, artigos de festa, magia e afins. E fui olhando, que precisava de um artigo barato para uma estórinha ainda por escrever.
Eis que quase dou um grito de surpresa. Consegui conter-me, fiz de conta que não era nada comigo, e comecei a revolver todos os artigos da mesma marca. Incluindo o cuscar os que as caixas anunciavam de outro modelos. Nada. Coisa nenhuma. Tinha mesmo na mão aquilo a que posso chamar de peça muito rara.
Dirigi-me ao balcão, confirmei o preço junto da menina do shopping e, enquanto fazíamos negócio, perguntei-lhe se sabia que estava a vender uma raridade. Não sabia a que me referia.
“Preste lá atenção!”, disse-lhe. “Veja se descobre o que isto tem de muito diferente de todos os outros.”
Olhou, olhou, olhou, e não descobriu.
Sorridente, lá lhe mostrei a característica e ela soltou um gritinho de surpresa.
“Pois é! Nunca tinha visto nenhum assim! Olha!”, disse para a colega. “Já tinhas visto algum assim?”
Também ela não tinha visto e foram revirar a existência, armazém incluído. Nada de nada. Aquilo que eu tinha na mão é mesmo peça rara. E revirando o catálogo on-line, já em casa, também não encontrei muitos mais, nenhum em venda por cá.
Este é mesmo uma peça rara. Politicamente correcto, mas peça rara.
No meio de todo este paleio, será que já descobriram o que este boneco da marca Playmobil tem de muito raro? Não? eu digo:
O boneco é preto. Isso mesmo! Preto, africano, de cor de pele escura. Ao invés de todos os outros, que são de pele clara, como se caucasianos se tratassem.
Não sei quanto terão sido feitos, nem desses quantos terão vindo para Portugal.
Mas não tenho dúvida alguma: tenho aqui em casa uma peça rara. Tristemente rara, diga-se.


Nota fotográfica adicional: o boneco foi fotografado estreando uma tenda de luz, pequena, que comprei barato faz tempo. Pareceu-me ser ele o assunto ideal para a estreia. Não foi. O efeito foi o esperado usando apenas um flash de fora: luz muito difusa, mas mantendo uma sombra, ténue.
Não é o meu estilo de luz preferido e não gostei. 

By me

Sem comentários: