domingo, 11 de agosto de 2013

Luz



Vejo e leio, nas revistas, grupos e foruns, toda a gente ou quase à procura da câmara com melhores especificações, da objectiva mais rápida e de melhor resolução, do flash mais potente e com mais menus…
Faz sentido!
Alguns dos grandes mestres da fotografia tinham isso como preocupação: ter o melhor equipamento para obter a melhor imagem.
O que não vejo é a maioria dessas pessoas tentarem encontrar o equipamento adequado ao tipo de fotografia que fazem.
Mas, pior ainda: não vejo a maioria das pessoas a preocuparem-se com a definição de um estilo próprio, de uma forma sua de fazer fotografia. E, em função disso, encontrarem então o equipamento certo que satisfaça as suas necessidades.
É importante ver o que fazem os outros. É importante seguir pistas estéticas e de conteúdos que outros fotógrafos seguiram. É importante saber como os outros fizeram o que mostram e admiramos.
Mas, tão ou mais importante que isso, é sabermos aquilo que nós mesmos queremos fazer, pese embora os outros não o fazerem.
Mas não vejo também, e isso entristece-me mais ainda, é ver artigos, opiniões e dúvidas sobre aquilo que mais importa em fotografia, aquilo que registamos: luz. Desde qual a luz natural que mais se adequa ao que queremos fazer às técnicas e equipamentos de iluminação artificial, passando por saber tirar partido do que existe ou está disponível quando a não podemos controlar a nosso gosto.


É que, e no fim de contas, se soubermos o porquê, saberemos o como. Raramente o inverso.

By me 

Sem comentários: