quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Um desabafo



 

Em tempos, para ser mais rigoroso faz agora oito anos, fiz on line uma proposta incomum:

Um encontro de utilizadores de equipamento Pentax, num domingo e numa praça pública de Lisboa, com o fito único de partilharmos experiências e materiais.

Que todos nós que lidamos com fotografia há anos, desenvolvemos técnicas ou truques, encontrámos esta ou aquela peça menos comum, estamos gulosos por aprender e descobrir algo que não vem nos manuais.

Não se tratava esta proposta de uma feira de vaidades ou de negócio de compra e venda, mas antes de partilha. Tão só o permitir conhecer e experimentar aquelas peças que cobiçamos ou que desconhecemos. E ouvir e contar histórias e estórias próprias de quem fotografa.

Por mim, propus-me comparecer com uma objectiva Novoflex, como a da imagem. E com um “periscópio” ou visor de ângulo recto. E com uma “corrente de autoclismo”. E mais um ou dois gadgets, artesanais ou de fábrica.

Se foi um sucesso? Claro que foi! Um sucesso de ausências! Para além da minha pessoa, nem mais uma alminha compareceu ou disse on line que compareceria.

Creio que a competição é feroz e ninguém quer mostrar os seus “trunfos” parafernálicos. Mas, em contrapartida, ninguém quer aprender com os trunfos dos outros. Conhecidos ou desconhecidos. A menos que seja no anonimato de ir vendo no youtube, ou no alimentar o ego exibindo-se no youtube.

Claro que foi mais um capítulo numa lição que vou tendo ao longo da vida: “Se for de borla não presta!”, é a opinião generalizada.

Agora se for um workshop, pago antecipadamente, com palavras pomposas e certificados bonitos e impressos ao quilo… aí há sempre quem compareça, que se envolver pagamentos é porque vale a pena!

 

Acho que o conceito de partilha desinteressada é algo que se aprende e esquece ainda durante a pré-primária.


By me

Sem comentários: