segunda-feira, 9 de junho de 2025

Velharias e cautelas



 

Este é um dos conjuntos mais antigos aqui de casa.  Mais ou menos tão antigos quanto eu.

Mas as semelhanças não param por aqui: tal como eu, também este conjunto funciona naquilo que dele se espera, mas com limitações próprias da idade.

Trata-se de uma Pentax SV (ou H3V), de 1962, e de uma Takumar 135 1:3,5 preset, de 1957.

Para quem não sabe, este modelo de câmara não possui medidor de luz. Aliás, não tem o que quer que seja relacionado com eletricidade. Na sua época haveria que usar um fotómetro manual para calcular a exposição correcta. Em alternativa, a marca fabricou fotómetros externos acopláveis à câmara. Mas como nestes modelos não havia como o fixar, também existiam sapatas, semelhantes às do flash, que se fixavam na ocular da câmara. Sorte minha, tenho as duas peças.

A objectiva, que é linda, é uma focal longa e não uma teleobjectiva. A principal diferença entre os dois tipos de objectiva é que esta, tal como muitas outras do seu tempo, tem todos os elementos ópticos (lentes) na parte frontal. Incluindo o diafragma. O seu ajuste incluía dois anéis: um para selecionar a abertura desejada, o outro que, rodado, mantinha-o aberto para focagem e/ou enquadramento e, rodado novamente, fechava-o até à abertura selecionada sem necessidade de olhar para a sua escala. Engenhoso, o sistema.

Estas peças fora adquiridas em separado. A objectiva numa loja de artigos usados, com o repectivo estojo em cabedal, tudo em estado quase perfeito e por um preço que me envergonho de referir, de barato que foi.

Já a câmara foi adquirida no meu mecânico, em muito bom estado e por um preço dentro da média nacional. Mas foi uma compra difícil, já que ele não a queria vender, preferindo tê-la para a canibalizar ao reparar outras de clientes. O meu argumento que o convenceu foi que seria peça estimada, inserida na minha coleção. E como ele me sabe como aficionado por peças Pentax...

Trato o meu equipamento com a cautela própria de quem usa mas não abusa.

No caso deste conjunto, e de outras peças dessa época, objectivas ou câmaras, tenho um cuidado especial na conservação e manuseio.

 

Pentax K1 mkII, Pentax-M macro 100mm 1:4


By me

Sem comentários: