domingo, 18 de agosto de 2019

Singelo




Este projecto ou colectânea de fotografias das tampas que pisamos tem duas origens:
Por um lado porque acho que devemos prestar atenção ao que nos cerca, incluindo onde pomos os pés. Tanto por questão de óbvia segurança, como por percebermos o mundo em que nos inserimos e prestarmos a devida homenagem a quem, de algum modo, embeleza o quotidiano.
O segundo motivo é mais divertido:
Um dia um colega veio perguntar-me se eu já teria reparado que as tampas de esgoto têm gravado a referência da estrada a que pertencem. Nunca tinha dado por tal e achei estranha a coisa. Insistiu mesmo, que tinha encontrado tampas com a inscrição EN124, aludindo, certamente, à estrada nacional 124.
Fui investigar, que não gosto de pontos de interrogação flutuando por cima da cabeça, e fiquei sabendo que se trata de uma referência às características técnicas da tampa, entre outras a sua robustez e capacidade de carga.
E, com esta dúvida esclarecida, comecei a prestar atenção a elas, às tampas, e a ver como algumas são bonitas, nos desenhos que possuem, enquanto outras, não sendo feias, são singelas nos relevos que possuem, cuja função será o garantir alguma tração a quem passa, a pé ou sobre rodas.
Esta, estou em crer, será a campeã de singeleza.



By me

Sem comentários: