domingo, 4 de agosto de 2019

A melhor?




Conheço a estória de há muito:
Um foto reporter queixava-se junto do patrão da falta de actualidade do seu equipamento.
Que os outros, da concorrência, tinham “aquela” objectiva, “aquele” tripé, “aquela” câmara. Que assim, não seria possível melhorar a qualidade do jornal.
O patrão, tirando do bolso uma caneta Montblanc com aparo de ouro, respondeu-lhe:
“Acha que é da qualidade da ferramenta? Tome: vá escrever um prémio Nobel.”
Isto a propósito de vir um montão de gente às redes sociais e aos fóruns perguntar qual é a melhor câmara, a que os profissionais usam. Presumo que tenham dinheiro para desperdiçar, mas não tenham cérebro para usar.
Que aquilo que o olho não vir e o cérebro não analisar, não será a câmara que fará.
Ele é a perspectiva, ele é a luz, ele é o momento decisivo, ele é a estória que é contada e as emoções transmitidas…
Se olharmos para a história da fotografia, veremos que algumas das mais belas fotografias, algumas das que mais nos emocionam, algumas das mais impactantes, foram feitas com câmaras e objectivas que hoje são obsoletas: pesam “toneladas”, objectivas fixas, pouco luminosas, com resoluções que hoje desdenhamos, com muito grão…
O salto qualitativo, em termos de equipamento, pode e deve acontecer quando aquele que possuímos ou usamos não é capaz de fazer o que queremos. O contrário é deitar dinheiro à rua, pese embora os fabricantes e vendedores ficarem muito agradecidos.
E, já agora, não adianta ter “aquela” câmara, se a objectiva for um “fundo de garrafa”. A menos que seja isso que se procure.


By me

Sem comentários: