sábado, 4 de março de 2017

Exames



Nota prévia:
Este texto e fotografia estão aqui publicados não tanto pelas peculiaridades auto-biográficas mas pela diversidade de formas de imagem que aborda, tanto nos suportes como nos equipamentos.
É bom pensarmos, de quando em vez, que há imagens que não vemos, que há imagens imaterializáveis porque apenas cerebrais, que a ferramenta que usamos para nosso deleite ou ofício pode ser usada para coisas bem mais elaboradas e importantes…
A imagem é muito mais que apenas o premir do botão.

Quando perdi o uso da vista direita, a coisa foi complicada.
Complicada pelo facto em si, complicada porque foi difícil de fazerem o diagnóstico, complicada pela perda da noção das três dimensões… difícil.
Um dos momentos mais difíceis foi um exame.
A prescrição do médico dizia “endoscopia oftálmica”. E eu, que sou um especialista em medicina como é sabido, fiquei logo a imaginar que tipo de sonda usariam, onde entraria, que espessura teria, como manteriam o globo ocular imóvel para o exame…
Aqueles dias que anteciparam o exame foram mesmo complicados aqui na cabeça, com medos, suores frios, insónias. A tal ponto que eu, que costumo ir de peito feito para o que me espera, recorri a uma parenta para ir comigo.
Estava mesmo apavorado com este exame.
No fim de contas a coisa foi fácil e divertida: uns pingos para dilatarem a pupila até parecer a foz do rio, um líquido contrastante no sistema circulatório e vá de fotografarem a retina através da pupila, escancarada que estava. Como remate da diversão, usaram uma Pentax MX igualzinha à que eu possuía, com motor e tudo. E Kodak Tri-X, a mesma película em preto e branco que eu usava.
O resultado foi isto que aqui vêem e que, não percebi o porquê, não foi conclusivo para o diagnóstico.
A resposta definitiva foi-me dada mais tarde, noutra instituição e por outros médicos, depois de terem estado cinco deles, à vez, de volta do aparelho para ecografias, que não havia forma de chegarem a um consenso. Também neste exame não gostei de ver tantos especialistas com tantas dúvidas.
A verdade é que, por muitos exames que façamos na escola, aqueles que de um modo ou do outro acabam por moldar o nosso futuro, nunca estamos completamente preparados para os outros exames a que somos submetidos na vida.

Oftálmicos ou outros.

By me 

Sem comentários: