segunda-feira, 20 de março de 2017

Celebração



Poucos serão os que se recordam o que se celebra hoje. A maioria usou boa parte da sua capacidade de recordar e celebrar ontem, pouco sobrando disso para hoje.
Claro que a celebração de ontem é importante. É importante para quem celebrou, é importante para quem foi celebrado, é importante para a sociedade que celebra o seu núcleo organizacional mais pequeno, é importante para o comércio de retalho e restauração… Claro que a celebração de ontem é importante.
Mas arbitrária.
Tanto se pode celebrar o Pai no 19 de Março, como no 25 de Agosto ou no 3 de Fevereiro. É completamente arbitrário e o que importa é que seja celebrado.
Já o dia de hoje só pode ser celebrado hoje, por muito que possam tentar fazer de outra forma. Só mesmo a 20 de Março.
O Equinócio da Primavera, aquele dia em que as horas de luz solar são iguais ás de escuridão, em que o Planeta Terra assume esta posição de translação e que, devido  ao seu eixo de rotação esta equivalência de luz e ausência acontece… Celebrar esta data só mesmo hoje.
Convencionámos nós, ocidentais, que hoje se iniciaria a Primavera. No hemisfério norte, que sul é o Outono que se inicia. E fomos de algum modo impondo esse dia e nome onde os europeus têm ou tinham influência. Mas nem em tudo.
No médio Oriente, esta data é usada, ancestralmente, para celebrar o fim do ano ou o início do ano. E faz bem mais sentido que um qualquer 1º de Janeiro: Os próprios astros nos indicam o fim e o início do ciclo.

Bom ano novo para todos.

By me

Sem comentários: