sábado, 3 de outubro de 2015

Orgulho ou nem por isso



Fazemos coisas que queremos e coisas que não queremos.
Destas últimas são, por exemplo, o lavar da loiça, o pagar impostos, o suportar as filas de trânsito.
Não as queremos fazer mas é difícil (só difícil) fugir a elas.
Já das que queremos, pode-se referir tomar banho, amar ou, no meu caso, fotografar.
E se do banho não há motivo para ter orgulho, mas tão só a satisfação posterior, no amar também não há motivos para estarmos orgulhosos, excepto no que toca a sentirmos e sermos. Já a fotografia é motivo de orgulho. Aquilo que faço é o resultado do meu esforço, nem sempre bem sucedido, mas sempre de vontade. E conseguir superar-me e ir mais longe hoje que ontem é motivo de orgulho.
Mas há outras coisas que faço porque quero e porque a isso sou obrigado e das quais pouco, se algum, orgulho tenho. Uma delas é o ser cidadão e fazer questão de o ser.
A cidadania não se limita ao acto eleitoral, ao manter as ruas limpas e cumprimentar quem passa. Passa por se ser interventivo, participativo, contestatário e solidário, ter opinião e fazer questão de ser coerente, passa por ser e não apenas estar.
E isto é algo que quero mas também ao qual me sinto obrigado. Não o fazer, mesmo que uns dias de uma forma mais visível e outros bem mais discreto mas não menos frutuosos, é renegar aquilo que sou e aquilo que quero ser. É não fazer aquilo que quero e aquilo a que me sinto obrigado, bem para além de leis e governos.
De ser mais que estar não me orgulho. Sou, ponto final. Tal como sou barrigudo. Sou.
O único orgulho que pode advir deste ser é o constatar resultados disso. Não me orgulho de atravessar a velhinha na rua. Mas orgulho-me que ela possa lá estar. Não me orgulho das aulas que dei, mas tenho um orgulho imenso do sucesso dos alunos. Não me orgulho de levar jovens a uma manifestação, mas fico inchado de os ver a manifestarem-se porque percebem e acreditam no que diz e faz.
Há quem se orgulhe do carro que tem, do emprego que conseguiu, das férias que fez, da corrida que ganhou. O meu orgulho surge do que me sai das mãos, tendo por único adversário eu mesmo e os meus próprios limites.
O resto é porque quero e porque me sinto obrigado a isso.

By me

Sem comentários: