quinta-feira, 25 de junho de 2015

A pessoa mais importante





O universo existe e nós apercebemo-nos disso e interagimos com ele. Lá longe, com sondas espaciais e rádio-telescópios e aqui mesmo ao lado, à distância de um braço.
Mas, e para termos a noção dessa tri-dimensionalidade, e antes de usarmos qualquer tipo de equipamento, recorremos ao que a natureza nos deu: a visão.
Mas e como raio a visão nos dá essa noção das três dimensões? De variadas formas, todas conhecidas mas sobre as quais há que pensarmos um nico.
Desde logo, e de um ponto de vista meramente fisiológico, pela convergência maior ou menor que os nossos olhos assumem ao olharem um mesmo assunto. Essa posição relativa, e o consequente esforço muscular para o conseguir, diz ao cérebro a que distância se encontra o objecto em causa. Transpusemos isso mesmo ao construirmos telémetros, tanto para efeitos civis como militares.
Também do ponto de vista fisiológico, a questão da nitidez ou focagem. Temos a noção de distância pelo esforço muscular na correcção do cristalino: quanto maior a curvatura que provocamos, mais perto de nós está o assunto.
Em seguida, e por questões meramente neurológicas, as diferenças entre as imagens que ambas as retinas enviam ao cérebro. Aprendemos a interpretar essas diferenças e a deduzir delas a distância a que se encontra o objecto que vemos. Chamamos a isto “visão estereoscópica”.
Acrescente-se aquilo que aprendemos: os tamanhos relativos de objectos conhecidos. Sabemos que uma caneca é maior que uma chávena. Se a chávena aparentar ser maior que a caneca, deduzimos que estará mais perto de nós. A isto damos o nome de “perspectiva”.
Some-se a sobreposição dos objectos. Se um objecto estiver à frente de outro, estará mais perto. Perspectiva, novamente.
Por fim as sombras. Temos a noção mais ou menos real do momento solar em que nos encontramos e as sombras dos objectos dão-nos, pelo seu tamanho e orientação, o volume que corresponderá à terceira dimensão. Chamamos a isto iluminação. Quer seja a oriunda do sol, quer seja a que produzimos com os nossos equipamentos.

Repare-se que a nossa actividade – produtores de imagem – é na sua essência o transformar a nossa percepção da tridimensionalidade do mundo num suporte de duas dimensões. Quem não souber o que acima descrito, desta forma ou de qualquer outra, e não souber tirar partido da perspectiva e da luz para reproduzir com eficácia as três dimensões em apenas duas, bem pode ir limpar as botas. Não passa de um fotocopiador com pernas.

Nota adicional: alguém sabe quem é a pessoa mais importante nesta fotografia? Ou mesmo porque é que é a mais importante? 

By me

Sem comentários: