quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Aniversário





Quando o meu tio Artur morreu eu era menino pequeno. Em boa verdade não era meu tio mas antes meu tio-avô, pelo que já era bem idoso quando faleceu.
Pouco contactei com ele, que a relação não era de grande proximidade. Mas o que sei, por o ter vivido ou por mo terem contado, está indelével na minha memória.
Uma das que sei prende-se com a sua vida afectiva.
Rezam as crónicas familiares que, aquando da época própria, namorava uma mocinha e que já se falaria em casório.
Acontece que a vida tem destas coisas e deu ele uma “facadinha” no namoro. E foi obrigado a casar com esta outra.
Nunca conheci esta tia, mas os comentários na família sobre ela não eram lá muito abonatórios.
Certo é que, e a vida também tem destas coisas, o meu tio Artur acabou por enviuvar já entradote.
Não sei quanto tempo depois, mas a minha imaginação diz-me que terá sido pouco, apenas o socialmente imposto, acabou ele por casar com a namorada da juventude, num amor recíproco e nunca interrompido.
Daquilo que sei das histórias familiares, foram muito felizes até ele morrer.
Daquilo que recordo ter assistido, pequenote que era, lembro de serem um casal de velhinhos, sempre simpáticos e sorridentes, com um quintal com roseiras em flor.
Devem ter sido mesmo felizes, que não creio que as rosas floresçam grandes e bonitas onde o amor não viva.

Desconheço, com rigor, que idade teria ele agora. E sei menos ainda qual a sua data de aniversário.
Mas sendo que hoje é um dia tão bom como outro qualquer, deixo-lhe aqui os meus parabéns e um obrigado pelos exemplos e vivências que tive. 

By me

Sem comentários: