terça-feira, 30 de setembro de 2014

A parede



Acredito que para a maioria de quem isto vir ou leia, a imagem nada diga.
No vosso lugar, também nada me diria, por si só.
Mas saiba-se que tenho uma especial predilecção por esta parede.
Não por ser parede. Todas as casas têm, pelo menos, quatro paredes, o que significa que o que não falta são paredes eventualmente fotografáveis.
O que me atrai nesta em particular é que, ao fim do dia, esta parede vazia funciona como tela, onde o sol projecta a sua luz e o prédio ao lado se lhe opõe, formando aquilo a que costumamos chamar de sombras.
E, nesta parede, a cada dia que passa, a cada estação do ano, as sombras são diferentes, com contrastes e posicionamentos diferentes.
Quando aqui passo, e são horas deste espectáculo, não resisto e fotografo.
Hoje as coisas foram um nico diferentes: em aqui chegando, as sombras lá no topo do prédio estavam a desaparecer. Mas as de baixo – estas – estavam para surgir. E quedei-me à espera, encostado a uma árvore.
Devagarinho, vi a luz entrar na empena, ténue que as nuvens baixas não permitiam grandes contrastes, vi o aparecer da sombra e… isto foi o que mais se viu, que logo de seguida começaram a diminuir até desaparecerem.
Foram uns minutos – poucos, quatro ou cinco – em que vi o tempo passar ou, em alternativa, senti a terra a rodar. Senti mesmo.


Sei que nem esta fotografia nem este texto fazem jus a esses minutos. Mas é o melhor que consigo.

By me 

Sem comentários: