quinta-feira, 24 de abril de 2014

Pentax



O olho e a mente têm comportamentos que sempre me conseguirão surpreender.
Vi esta fotografia na página electrónica de um jornal. Estava na página de entrada e, naturalmente, em tamanho pequeno.
Apesar de o assunto, ou o título, não me serem apelativos, a fotografia levou-me a querer vê-la maior. E não havia dúvidas:
A câmara que François Miterrand tinha nas mãos era uma Pentax. Igualzinha à minha primeira câmara reflex.
É bom ver que figuras pequeninas como eu e grandes no panorama político mundial partilharam os mesmos gostos e escolhas.
E recordou-me isto uma entrevista feita por dada por Sebastião Salgado e em Portugal e onde tive o privilégio de participar, em que ele desmistificou uma lenda urbano-fotográfica: a sua primeira câmara não foi uma Leica, como muitos insistem em afirmar, mas uma Pentax.
Pouco me importa as guerras de marketing ou as corridas desenfreadas às tecnologias de ponta:
Fotografia faz-se com o olho e a mente. O resto é: luz, perspectiva e afectos.


Imagem: jornal I
By me

Sem comentários: