sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Um olhar - Maria



E o truque é: não perder uma oportunidade!
Importaram a moda do “Doçuras ou travessuras”. Crianças em grupo, umas sozinhas, outras escoltadas por mais velhinhas, vão percorrendo casas e prédios, pedindo uma guloseima para que não façam uma maldade. Isto na noite das bruxas, igualmente importada.
Claro que é mais divertido que o que é tradição nacional: o “Pão por Deus”. No dia seguinte, primeiro de Novembro, é igualmente habitual que se percorram os mesmos trajectos, desta feita num peditório de comida, numa corruptela das oferendas aos mortos ancestrais no dia de defuntos.
Tradições adaptadas…
A porta de minha casa não escapa a estes peditórios, ainda que nem sempre eu esteja em casa para atender. E ainda que nem sempre eu esteja preparado para contribuir. Este ano não estava, que me esqueci por completo da coisa.
Mas estou sempre preparado para o que quero: isto.
Com dois dedos de conversa, um sorriso e umas larachas, lá peço em troca uma fotografia dos olhos. Nem sempre a consigo e as condições de luz (flash na câmara, horrorosamente colocado pertinho da objectiva) não ajudam.

Mas sendo certo que não me chateio com quem falha mas tão só com quem não tenta, ontem, que as vi entrar no prédio, já tinha tudo pronto para a função. Esta foi uma delas.  

By me

Sem comentários: