domingo, 10 de novembro de 2013

Aviso



A internete é o que sabemos e este é um bom exemplo.

Em dez de Fevereiro de 2006 publiquei eu esta imagem na net.
Trata-se de uma montagem feita por mim, a partir do meu próprio bilhete de identidade. Como se constata, deu algum trabalho o tornar anónimo por completo o aqui identificado. Tanto no que toca a conteúdos escritos como à assinatura e a própria fotografia. Para que conste, aqui não se consegue ver o bigode, que possuo desde os 18 anos ininterruptamente.
A imagem foi feita para ilustrar um textinho dos meus sobre a introdução de chip nos então futuros documentos de identificação nacional. E ambos foram publicados num então existente servidor de blog fotográfico, intitulado “photoblog”, entretanto desactivado enquanto tal e transformado o seu domínio noutros conteúdos.
Confesso que, passados todos estes anos, incluindo fotografias feitas e textos escritos, que já nem me lembrava de o haver feito ou publicado.
Pois qual não é o meu espanto quando hoje, dez de Novembro de 2013, vejo num outro blog uma fotografia contendo a metade esquerda do que aqui se vê.
E se a minha memória para nomes é particularmente fraca, a visual é muito forte. E de imediato me recordei de a haver feito. Apesar de não ver o bigode.
Confesso que levei mais de uma hora para tudo encontrar: o bilhete de identidade, entretanto fora de prazo, os originais fotográficos, o respectivo texto, a cópia que possuo do blog em questão… Deu bastante trabalho. Mas os arquivos são o que são e dei com eles.
Bem mais estranho, no meio de tudo, foi ter encontrado o local onde o dono do blog que a replicou foi buscar a imagem: um site oficial português. Imagine-se que o Consulado Geral de Portugal, em São Paulo, Brasil. E foi usada como ilustração do que é (era) um Bilhete de Identidade, a par do que é o Cartão do Cidadão.

Fico, muito naturalmente, orgulhoso em saber que aquilo que me deu um bom bocado de trabalho a fazer tem qualidade e é útil a terceiros. E, mais ainda, que o Estado Português o entende como suficiente bom para o usar.
Mas se um blog privado vai “roubando” imagens aqui e ali, como sabemos ser a prática corrente e sem referir origens, esperava que o Estado Português fosse um nico mais honesto e não o fizesse. Ou que referisse origens ou que tratasse de fazer as suas próprias imagens.

Mas talvez que não seja de espantar este comportamento, considerando as decisões que esse mesmo estado tem vindo a tomar sobre coisas bem mais importantes que o direito de autor ou o respeito sobre o trabalho dos outros.


Fica o aviso aos fotógrafos ou criadores portugueses; fica o aviso aos cidadãos portugueses em geral: Roubalheira geral!

By me

Sem comentários: