quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O prato



Está vazio? Claro que está!
Que só mesmo depois de consumir o que continha me lembrei de fazer a fotografia. Tarde piaste, como diz o povo!
De manhã, ainda cedo, entro num café/pastelaria de bairro, numa zona que não costumo frequentar.
A minha ideia era tomar uma bica, que sabia ser impossível nas duas/três horas seguintes. Mas estavam lá, as bolas de Berlim. E, mais a mais, com o corte para receber o creme feito na vertical, o que já é uma raridade e denota uma prática de outros tempos. Não resisti e pedi uma.
Deliciosa, muito, mas muito mais que as que costumo comer aqui ou ali.
O limite da gastronomia estava bem para além da matéria-prima e da confecção: estava no timing ou oportunidade. Que estavam ainda ligeiramente quentes.
Manjar dos deuses e que me fez relembrar os tempos em que íamos por elas ou por pasteis de nata, acabadinhos de fazer, ainda de madrugada e antes de regressarmos a casa. Chamávamos-lhes “o lastro”.

Claro que, só para fazer a fotografia não iria pedir e comer outra. Mas passou-me p´la cabeça, juro.

By me 

Sem comentários: