terça-feira, 9 de abril de 2013

Paragem




Dizer que o comboio parou é um absurdo.
Tal como é um absurdo dizer que o meu relógio está atrasado.
Como pode o comboio estar parado se a terra gira? Se o planeta orbita? Se a galáxia se expande e gira?
E o meu relógio, caramba!, está perfeitamente certo com algum ponto do globo. Não forçosamente este, mas algum.
É assim que eu, dentro de um comboio que aparenta estar parado mas o não está, que pareço estar atrasado mas que sou pontual com qualquer ponto que talvez desconheça, me encontro sempre em movimento no espaço e no tempo.

Será este o motivo que me leva a tanto gostar de fotografia? Que tudo pára, espaço e tempo, que me permite aquelas pausas de imobilidade e paz, à margem de tudo o resto?
Que quando nela mergulho, é apenas o espaço e o tempo da luz que me move. A tal ponto que o comboio em que embarquei, faz mais de meio século, se imobiliza e o relógio, esse, se sincroniza com qualquer outro, onde quer que esteja, não importa fusos ou átomos.
É a fotografia que me move, é ela que me imobiliza. Quanto ao resto, atrás de um comboio virá, forçosamente, outro. E o tempo, esse, faço questão de ser eu a pará-lo, relativizando tudo por um jogo de luz, cor e perspectiva.


By me

Sem comentários: