sexta-feira, 26 de abril de 2013

Já chateia




Por vezes chateia a forma como certas coisas se repetem.
Ontem quis ir fotografar o nascer da lua. Uma vez mais. E quis fazê-lo onde e como já tenho tentado e não tenho conseguido os resultados que quero: junto ao Tejo, virado p’ra Leste, vendo-a subir acima da água.
Tudo se conjugava p’ra que corresse bem: encontrei as tabelas astronómicas que me deram tempos e orientação com rigor, a meteorologia previa condições adequadas, tinha eu horário de trabalho que me deixava livre para tal projecto…
Mas, e mais uma vez, as leis de Murphy deram um ar da sua graça: a ventania obrigou-me a andar com o chapéu pendurado, antes que voasse; a neblina no horizonte escondeu o momento que eu queria, só deixando ver a Lua quando ela estava mais de um palmo acima do rio. Uma vez mais nem o tamanho, nem a posição nem os reflexos eram os que queria.
Já começa a chatear!
Mas chateou-me bem mais uma conversa que tive.
Enquanto esperava p’lo momento certo, que não aconteceria, entretinha-me eu a fazer outras fotografias, usando da 400mm e do monopé.
Já o sol se não via e passam por mim três jovens, duas elas e um ele, que comentam sobre o que a minha objectiva era capaz de captar. Conversámos um nico, mostrei-lhes o que fazia e tentaram fazer equivalente com a que uma delas tinha na sua própria câmara, uma 18-55mm.
Disse-me a dona da câmara que estudava num curso técnico-profissonal de fotografia em… (não o refiro propositadamente).
Mas ao longo da conversa que ali tivemos de mais de meia hora, em que íamos tentando tirar partido da Lua, agora já visível mas não como a queria, a ignorância que ela ia demonstrando era confrangedora. Tanto no que respeita a controlo de luz, como no manuseio da sua própria câmara como em termos de composição.
Acabaram por desistir, até porque o fresco já se manifestava. Deixei-me ficar eu, que sou teimoso e haveria de trazer algo na câmara.
Mas o que me incomodou, mesmo, foi a quantidade de coisas mais que básicas que aquela mocinha ignorava, sendo que frequentava um curso de fotografia e já estamos em finais de Abril.
Até que me lembrei de uma pergunta que ela havia feito, quase logo no início da nossa conversa: “Porque é que usa uma Pentax? Elas não são más e antiquadas? Boas são só as Nikon e as Canon. Quem mo disse foi o meu professor.”
Coitada desta mocinha, e dos seus colegas, que ao fim de sete meses de um curso de fotografia, aprendeu isto mas não sabe manejar a câmara que possui.
E malditos os professores que incutem nos seus alunos a noção de que o que conta é a marca da ferramenta e não o uso que dela se faz.
Começa a ser cansativo o não conseguir fotografar a Lua como quero. E já estou farto de encontrar gente a frequentar escolas da treta.

By me 

Sem comentários: