sábado, 20 de abril de 2013

Fast-knowledge




Chamem-me tudo o que quiserem e mais um par de botas! Até me podem chamar de bota-de-elástico! Mas eu juro que há coisas que me fazem sair do sério!
É que não entendo, melhor, desagrada-me profundamente, constatar que há quem saia de cursos relacionados com a captação de imagem, cursos profissionais ou cursos superiores, sem saberem em detalhe como funciona um diafragma ou qual a relação matemática entre os números que o compõem.
Caramba! Não estamos a falar de “amadores”, de pessoas que vão tratando o fazer de imagem como um passatempo de que gostam muito e que levam muito a sério. Estamos a falar de gente que irá fazer disso a sua profissão, que lidarão com o fenómeno da luz e seu tratamento diariamente. 
E tenho para mim que saber que I=1/D² (variação da intensidade da luz com a distância) e que A=∏R² donde 2A=∏(√2*R)² (área do circulo e sua variação) é entender parte do comportamento da luz e como os mecanismos que usamos para a controlar funcionam. 
Obviamente que não conheço ninguém ligado a esta actividade que tenha estas fórmulas sempre presentes ou que se ponha a fazer este tipo de contas cada vez que reposiciona uma fonte de luz ou altera a abertura de diafragma com que está a trabalhar. 
Mas saber que elas existem, ser capaz de, em parando para pensar, chegar a elas para resolver uma situação mais elaborada, será vital ao conhecimento de um sério profissional da captação de imagem. 
E não entendo como pode uma escola, de nível profissional ou superior, considerar apto alguém que não o saiba. 
Melhor dizendo, entendo! São locais de aprendizagem “de carregar pela boca”, em que importa bem mais ter as turmas completas para que a facturação com as propinas resulte nos valores de lucro desejados pelos seus proprietários. E que as taxas de aprovação sejam suficientemente altas para agradar aos candidatos, sem passar pela maldita matemática. Será o hamburguer do conhecimento ou, se preferirem, o fast-knowledge.
Mas ainda ninguém me convenceu que esta frase está errada: “Se eu souber porquê, saberei como!”

By me

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