terça-feira, 16 de abril de 2013

Inconformismos




São os metros quebrados, as molduras obtusas em segundos fluidos.
São os limites que nos impomos quando a alma anseia pela distância. É a visão toldada por uma perfuração cerrada. É fotografar às escuras num laboratório de sol e imprimir em papel amarrotado as luzes aromáticas.
Abomino o formato quadrado. E o rectangular. E o triangular, se o houvesse. Ou o trapezoidal que invento com a minha câmara virtual, onde o tempo não pára na fracção de segundo de uma exposição condenada!

Quando emolduro uma fotografia, estou a fazer uma redundância. Já disse, com o meu enquadramento, que só me interessa isto. Que todo o resto é inútil e que deixo de fora.
E estou a mentir, com todos os meus dentes e os que já tive.
Nunca me interessa só isto! Ou só aquilo! Ou só aqueloutro!
O meu interesse, como fotógrafo, como ser humano, é todo o mundo e arredores, do segundo que passa à humanidade que existe.
E quero ser dono de tudo! Das árvores e dos pássaros, dos colos e das gárgulas. Cabelos, rugas, gestos e sorrisos, palavras ditas e sonhadas na prata ou no electrão.
Mas tudo isto não cabe no meu enquadramento! Como um sonâmbulo furioso, vou coleccionando as peças do puzzle que é a vida, formando um desenho abstracto, tal como eu mesmo.
E quando o desenho estiver concluído, esgotados que estiverem os raios de sol ou eu próprio, olhá-lo-ei de onde quer que esteja e verei o que fui e o que fomos.
Aí, com todo o cuidado, escolherei os pedaços bons. Juntá-los-ei com todos os outros pedaços bons, de todos os outros homens, e faremos um novo universo, revisto e melhorado.

Porque se para isto não servir a fotografia, nem vale a pena dar-me ao trabalho!

By me

Sem comentários: