sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

A primeira fotografia do ano


Eu sei que tenho o hábito de ir fotografando sapatos abandonados na rua. Enfim, cada um tem a sua mania, mas sapatos abandonados levam-me a imaginar as eventuais estórias que podem estar atrás deles: o que viveram e porque foram ali deixados.
Mas, neste caso, a coisa é diferente!
Mesmo que passe todo um ano sem ver um só que seja, sei que nesta data e neste local, duas ruas abaixo da minha, é garantido que ali irei poder fotografar sapatos na rua.
Dei por isso faz anos e estranhei. Comentando-o com alguém, alvitraram-me que poderia ser o resultado de uma tradição, já não sei com que origem, de na noite de fim-de-ano, deitar fora calçado velho e estrear um novo par. Que as coisas velhas ficam para trás e “Ano novo - Vida nova!”
E este ano novo a já velha tradição desta rua deste meu bairro suburbano manteve-se: lá estavam os sapatos.
O mais estranho é que esquadrinhei todas as ruas e recantos e não encontrei equivalente. Nem um sapatinho só que fosse. Ou bem que a tradição vem de muito longe, no espaço, ou perdeu-se no tempo.
Seja como for para o ano, e se tanto o ex-dono destes como eu mesmo cá estivermos, lá estarei para fazer uma como esta: A primeira fotografia do ano retrata o passado!


Texto e imagem: by me

Sem comentários: